PISTA PODRE DE JOÃO PESSOA

17-05-2009

por Paulo Costa
Fotos: Aquivos pessoais de Tercílho Albano e Ilzeli Confessor

Tercílho Albano. BS air na parte funda.
Uma das mais antigas pistas do Brasil cravada no centro de João Pessoa-PB!

Tercílho conhecia cada curva. Chegou a passar semanas acampado na praça que acolhe a pista. Tail block de local na parte rasa.

A conhecida pista podre, hoje pouco utilizada por skatistas devido sua má condição, principalmente de piso, foi por um bom tempo (entre 1979 e 1983), ponto de encontro e intercâmbio de skatistas da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Aracajú e Bahia, ou seja, a hoje “Pista Podre”, foi um dos berços do skate vertical do Nordeste.
Na época, Ilzeli Confessor era mais conhecido ( por culpa de Edson Bulau) por “cabeça de ovo”, não perdia chance de se deslocar até Jampa. Virando de front na parte funda.

As sessions eram constantes. Acampamentos formavam-se ao redor da pista, por isso, não havia hora de termino das intermináveis sessions. Estavam sempre na “ponte área” Natal/João Pessoa, Tercílio albano, Edson Bulau, Ilzeli confessor, Nêgo Marco, Alfredo e Zé Lito Albano para confraternizar e dividir a pista com os locais de João Pessoa e demais skaters do Nordeste.
Apesar da (falta de) qualidade da foto, da pra ver que um bom público ia ao local pra ver os skaters. BS air de Tercilho em uma dos cotovelos mais dificéis da pista.
Apesar de toda importante história da pista, poucos registros se tem da época.
A pista já chegou a ser aterrada, mas, as reivindicações dos skatistas locais foram atendidas pela prefeitura e fez o “dinossauro” ressuscitar.
Lay Back na transição de Cabeça de ovo


Apesar da dificuldade pra andar nas curvas das pista, vale muito a pena fazer uma session roots. Uma dica é o uso de um jogo de rodas de 60mm acima com uma dureza por volta de 85A, que com certeza facilitarão o desempenho.

Tercílho não deixa dúvidas que tinha o domínio do pico. Lay back.
Veja no link http://www.youtube.com/watch?v=quHAKHowBx4&hl=ptBR vídeo feito por Cassiano Axé com cena do desaterro da pista e depoimento de Zeba Lyra, idealizador da pista da Lagoa.
Ps: Leia algumas histórias e lendas sobre a pista na entrevista de Tercílho Albano.



Comentários

ent.getElementById('fb-root').appendChild(e); }());