OI STU OPEN
fonte CBSK (Confederação Brasileira de Skate)
OI STU Open
O Rio de Janeiro recebe neste fim de semana o Oi STU QS Street, primeira etapa do STU Qualifying Series 2018, circuito que reúne as modalidades Street e Park, masculino e feminino, e que definirá a formação da Seleção Brasileira de Skate para 2019 de olho na estreia do esporte nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. A competição na Praça do Duó, na Barra da Tijuca, marca o início da junção do Calendário Brasileiro de Skate com a plataforma Skate Total Urbe (STU), numa parceria da Rio de Negócios com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk), com patrocínio da Oi.
A etapa do Rio de Janeiro contará com a participação de 120 skatistas. Entre os principais nomes na disputa neste fim de semana estão Leticia Bufoni, atleta Oi, ganhadora de sete medalhas nos X-Games, sendo três ouros, duas pratas e dois bronzes; Kelvin Hoefler, pentacampeão mundial de street pela World Skateboarding (WCS), campeão da Street League Skateboarding (SLS) e campeão do X-Games; Pâmela Rosa, bicampeã mundial da World Cup Skateboarding e dona de quatro medalhas nos X-Games, sendo dois ouros e duas pratas; Felipe Bochecha, vice-campeão do Tampa PRO 2018 e skatista da Street League Skateboarding (SLS); além de Lucas Xaparral, Gabriela Mazzetto, Felipe Ribeiro, Luiz Neto, dentre outros.
“Estou muito empolgada para participar do campeonato. A última vez que competi no Brasil foi em 2013, então vai ser bem legal competir novamente no meu país. Fico muito feliz de ser patrocinada pela Oi e ver que é uma marca que cada vez mais fomenta o esporte no Brasil. Minha família toda tentará vir de São Paulo. Já até treinei na pista”, disse Letícia, que já está no Rio.
A decisão de unir o calendário brasileiro com o STU tem como objetivo contribuir para a preparação dos atletas para a disputa de medalhas em Tóquio-2020, como também fomentar, incentivar e viabilizar a prática do skate no Brasil, possibilitando o desenvolvimento, reconhecimento e uma maior identidade para o skate nacional. A plataforma STU criou um calendário de competições a ser realizado no Brasil, consolidando de vez o país no cenário dos grandes eventos nacionais e internacionais do skate.
O circuito conta com quatro etapas qualificatórias para o street e quatro para o park, sendo realizadas em diferentes meses e estados. A última etapa englobará as duas modalidades e será realizada em novembro, no Rio de Janeiro, no Oi STU OPEN 2018, onde serão conhecidos os integrantes da Seleção Brasileira de Skate do próximo ano.
A equipe será composta por quatro atletas masculinos e quatro femininos de cada modalidade, totalizando 16 skatistas. Em 2018, a definição dos atletas integrantes da equipe será feita exclusivamente por decisão do Comitê Técnico da CBSk. O anúncio dos escolhidos será realizado em abril.
Programação do Oi STU QS Street:
Sexta (16/03):
12h às 18h – Treinos livres masculino (6 baterias de 12 skatistas conforme ordem de credenciamento)
18h às 20h – Treinos oficiais feminino (2 baterias de 12 skatistas conforme ordem de credenciamento)
Sábado (17/03):
9h às 12h – Treinos oficiais masculino (6 baterias de 12 competidores)
12h às 12h40 – Treinos pré-classificados (1 bateria de 8 skatistas)
12h40 às 14h – Treinos oficiais feminino (2 baterias de 12 competidoras)
14h às 18h – Eliminatórias masculino (8 baterias de 8 competidores)
18h às 20h – Eliminatórias feminino (3 baterias de 8 competidoras)
Domingo (18/03):
9h às 9h40 – Treinos final feminino (1 bateria de 8 competidoras)
9h40 às 12h – Treinos semifinal masculino (3 baterias de 8 competidores)
12h às 14h – Semifinal masculino (3 baterias de 8 competidores)
14h às 14h45 – Final feminino (1 bateria de 8 competidoras)
14h45 às 15h30 – Final masculino (1 bateria de 8 competidores)
15h30 às 16h – Cerimônia de premiação
Formato de Disputa
Eliminatórias Masculino: 10 tentativas por competidor
Eliminatórias Feminino: 02 voltas de 45 segundos por competidor valendo a melhor
Semifinais Masculino: 02 voltas de 45 segundos por competidor valendo a melhor
Final Feminino: 02 voltas de 45 segundos mais 05 tentativas por competidor valendo as 04 melhores notas
Final Masculino: 02 voltas de 45 segundos mais 05 tentativas por competidor valendo as 04 melhores notas
Credenciamento:
Os jornalistas interessados em realizar a cobertura do Oi STU QS Street devem enviar e-mail para livia.mendonca@mediaguide.com.br e camila.coimbra@mediaguide.com.br com nome completo, função, veículo e telefone de contato. Favor indicar os dias em que deseja comparecer ao evento.
O Oi STU QS Street etapa RJ é apresentado pela Oi, viabilizado pela Secretaria de Esporte Lazer e Juventude além de apoio da Vans, Prefeitura do Rio de Janeiro e Riotur. A idealização e realização são da Rio de Negócios e CBSk.
A Oi e o esporte
A companhia patrocina grandes eventos esportivo e atletas de diferentes modalidades como surfe e skate. O incentivo da Oi a projetos esportivos é estratégico, pois reconhece a importância do esporte como ferramenta de interação entre as pessoas – e destas com a cidade – seja através da prática do esporte, ou por meio de suas manifestações culturais, como o grafite e a música.
A empresa também patrocina eventos ligados a cultura urbana, por acreditar que eles potencializam conexões, aproximando pessoas de diferentes tribos, exercendo um importante papel no processo de desenvolvimento individual e social. A ideia da empresa é cada vez mais dar novos significados a espaços públicos, permitindo que a comunidade interaja com eles e entre si através de ações colaborativas, da arte coletiva e da economia local, entendendo que a cidade é um patrimônio dos seus moradores.
Além disso, a Oi acredita que a tecnologia é agente transformador e por isso promove o encontro entre as pessoas dando a elas o poder de criar e disseminar diferentes manifestações da cultura, inclusive no meio digital.
Esse ano a Oi anunciou o patrocínio aos atletas Letícia Bufoni e Pedro Barros, além de ter sido a patrocinadora principal do Oi Park Jam. Recentemente, como parte do legado do patrocínio aos Jogos Cariocas de Verão de 2016 e 2017, a Oi construiu pistas de skate em Manguinhos e São João da Barra e reformou o park de Campo Grande – aproveitando assim o grande potencial do esporte urbano para aproximar culturas e realidades, promovendo encontros e transformando espaços públicos. Ano passado, a Oi foi a principal patrocinadora do Oi STU Open, além de ter patrocinado pelo terceiro ano consecutivo o Oi Rio Pro, a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour (CT), o campeonato mundial de surfe. Além disso, patrocina os surfistas brasileiros de destaque na WSL: Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima e Adriano de Souza, o Mineirinho, além do surfista Davizinho, de 12 anos, atual vice-campeão mundial de surfe adaptado.
SOCIAL
Siga-nos nas redes sociais