Old face: Ernesto Belote
por paulo costa
fotos arquivo belote
Ernesto “Belote” Cardoso
44
Camaçari-BA
Skate por 29 anos
Engenheiro Civil
Casado, 1 filho de 13 anos
Itabuna, mas em Camaçari desde sempre
Introdução no skate e primeiro skate…
Ganhei meu primeiro skate no Natal de 1987, um Pro-Life com rodas de plástico. Mas tenho memória de um patins de rodas de aço que desmontei e prefiro numa madeirite, e ficava fazendo estrela no carpete pois no cimento escorregava.
Skate atual…
Shapes 8,75″ Creature ou Black Label,
Truck Independent 159/ com Bones Bushings azuis (moles)
Rodas: Bones SPF 56 a 60mm dependendo da pista
Rolamentos SwissBones
Qual ou quais modalidades praticava quando começou?
Não tínhamos pistas, então andávamos na rua, ladeiras etc, logo vieram as Jump Ramps e tive a sorte que a minha rua era o foco da minha cidade.
Mas quando comecei a ter acesso a transições me sentia mais à vontade. Mas sempre andando de skate em todo terreno.
Manobra(s) de estimação…
Em cada época sempre tinham as da moda, na época das Jump Ramps, os saltos segurando, depois os saindo de Ollie, os Grabs, depois os No-Complys, mas sempre gostei de manobras de borda, tanto nos meios-fios, quanto corrimãos e Mini rampas, pra escolher uma diria que o Smith-Grind era que fazia com muita facilidade e com várias variações em todo tipo de borda.
Participava de competições e teve patrocínios?
Sempre gostei de competições, a ideia de competir era um incentivo constante a evolução. Por um período no início dos anos 90 fui da equipe Radical Wave, o que ajudou muito na época.
Inspiração desde sempre…
Sempre fui fã dos caras da Bones Brigade, mas os garotos prodígios, que despontaram ainda novos serviam como uma inspiração maior, caras com Guy Mariano, Danny Way, e Colin McKay
Já chegou a parar de andar ou sempre na ativa?
Parei de andar por quase 10 anos, fatores da vida profissional e familiar tiveram prioridade nesse período, mas sempre estive por perto, acompanhando o que estava acontecendo com o esporte que amo. Voltei a andar em 2012 e foi a melhor coisa que fiz.
Skate ontem e hoje…
O acesso a informação é tudo, mas ao mesmo tempo que facilita a evolução também por frustrar expectativas erradas. Mas a essência do Skate ainda continua a mesma. Quem se envolve pra valer no skate só tem a ganhar com os dias de hoje.
Com que frequência anda hoje e onde?
Hoje tento andar ao menos 2 vezes por semana, tentando não se machucar, e se divertindo com os amigos, novos e velhos que se formaram com essa vida ligada ao skate.
Como é administrar skate e as responsabilidades da maturidade? Hoje tento direcionar minha carreira para o projeto e construção de pistas de skate de qualidade. E isso me ajuda a me manter próximo ao skate, e andar sempre que dá. Sabendo dosar as prioridades, sempre podemos andar de skate sem deixar falhar com as responsabilidades ligadas a trabalho e família.
Mais sobre Belote aqui
SOCIAL
Siga-nos nas redes sociais