Cabras da Peste: Jessé Monstro

26-02-2017

Por Paulo Costa

Nesse mundo ligeiro, falar ou trazer a luz a história de um determinado segmento, pode até soar como uma heresia.

Jessé Mosntro Clemente, contribuiu muito pro skate Potiguar, em uma época em que não existia rede de comunicação. Carta e telefone era a saída, pra quem podia.

Falar sobre o valor disso, é por vezes jogar “pérolas aos porcos”.

 

digitalizar0021

digitalizar0018 - Cópia

Arquivo Ilzeli Confessor

digitalizar0018

Arquivo Ilzeli Confessor

digitalizar0019

Arquivo Ilzeli Confessor

Jessé Monstro é o cabra da vez!

Jessé começou no skate no final dos 1970. Seu início no skate foi ainda quando morava em uma região das praias urbanas de Natal conhecida como Praia do Meio.

Jessé também fez parte da geração do Bowl do Aero Clube, e foi um dos maiores locais do Half Pipe da Opeste, que ficava bem próximo a sua casa, na turística Praia dos Artistas.

 

Poucos anos depois, Jessé vai morar na zona norte de Natal, e constrói um “Half Pipe” que media uns 2 metros de largura por 2 de altura no seu quintal. O local passa a ser frequentado pelos skatistas “de verdade” da época como Edson Bulau, Nerion, Tercílio, Samir e Ilzeli, entre outros, que iam ficando sabendo da novidade, e na sequência tesourando as sessions dos “experientes”.

 

Com o esfriamento do skate vertical em Natal por volta de 1986/1987, Jessé foi morar em Fortaleza/CE, pra trabalhar no ramo de confecção.

 

No ano de 1988 Jessé volta pra sua terra natal, período que coincide com a retomada do skate vertical em Natal, movido pela construção do Half Pipe do Machadão e se torna local do lugar, retoma o skate, monta a Monster Skate Gear (Equipamentos, Skate Bags e Mochilas) e passa a treinar diariamente.

Conseguindo um excelente nível de skate vertical, o “Monstro” (como é carinhosamente conhecido, se é que isso é possível…) passa a ser um constante finalista nas competições de vertical pelo Nordeste, chegando a participar em Recife, como convidado, do Alternativa Rock Skate, circuito de skate vertical que percorreu várias capitais Brasileiras em 1989.

Com a famigerada baixa do skate no início dos anos 1990, Jessé Monstro (como muitos top skatistas) deixa novamente o skate e se muda para o interior do estado do RN e só voltaria a pisar novamente em um skate no ano de 2008, porém, decide não dar continuidade.

 

digitalizar0020

Arquivo Ilzeli Confessor

digitalizar0021 - Cópia

Arquivo Ilzeli Confessor

gato, gesse, zeli

Gato, Ilzeli e Jessé.

Jessé

Acervo Eder Bicudo

10612830_673949722701118_4481822615624394003_n

Foto de Paulo Costa/veteranskater.2015

Apesar de não andar mais de skate com frequência, o grande amigo e querido por todos Jessé Monstro, continua a fazer parte da família do skateboard Potiguar, sempre participando das confraternizações e mantendo contato.

VETERANSKATER (1)


Comentários

ent.getElementById('fb-root').appendChild(e); }());