História: Street Skate no RN-P1

20-01-2017

por paulo costa

aquivo fotos ilzeli confessor

O street skate, modalidade que se desenvolveu nos anos 1980 e  nos anos 1990 deu um grande fôlego ao skateboard, porém, colocou o vertical, o free style e o down hill, literalmente pra hibernar. Há anos o street style é a modalidade do skate mais praticada em todo o mundo. Mas em terras potiguares? Como tudo começou? Quais foram os pioneiros? Onde eram os picos? Essas e outras perguntas nós vamos tentar responder a partir de agora.

Foto260 (1) - Cópia

Jameson “moleza” Magalhães começou a andar com os “verticaleiros” do bowl do Aero Clube, mas depois descobriu o street skate e sozinho em sua casa no bairro Lagoa Nova desenvolveu um nível monstro, ajudou a desenvolver e criar uma cena da nova modalidade e em pouco tempo veio a se sagrar duas vezes campeão Norte/Nordeste de Street Style em Fotaleza/CE nos anos 1980. One Foot na Jump Ramp da Praça do Disco em 1989.

O street style (ou street skate) deu seus primeiros passos em Natal através das sessões feitas nas ruas do bairro Alecrim.

Reza a lenda que um dos primeiros praticantes regulares da então nova modalidade do skate dos anos 1980 era Tercílio Albano. “Eu saia de skate à noite pelas calçadas… Não sabia que aquilo era street”, nos relatou o próprio sobre como era sair pelas ruas do seu bairro andando de skate e manobrando, sempre à noite, após as lojas fecharem ou nos finais de semana (como é costume dos “streeteiros” até hoje em qualquer lugar) quando rolavam as sessions de slides, mesclados com manobras do free style e vertical da época, pois não existiam ainda as “manobras de street”.

Foto163 (1) - Cópia

Douglas 0 “Homem Aranha”, skatista do bairro Cidade Satélite nos anos 1980, sempre jogava as mais modernas. No Footed Between The Legs em uma etapa do campeonato estadual de Street Skate de 1989 no bairro Cidade da Esperança.

Alguns anos após as primeiras sessions na rua, por volta de 1986, o skatista carioca Guto Jimenez (hoje expert em skate, proprietário do blog skateboard militant e colunista da revista tribo skate), vem até Natal para conhecer a cena do skate no Nordeste do Brasil, chega a Natal e se hospeda na casa de Ilzeli Confessor. Numa troca de ideias em uma session no bowl do aero clube, fala pros locais sobre a novidade que estava surgindo. Ilzeli Confessor nos conta o seguinte: “Guto falou pra gente na época que o lance que estava surgindo era “fazer street”, e que os skatistas no sudeste estavam começando com a nova prática por lá. Aí eu perguntei: Como é isso? Então ele explicou que era só reproduzir  manobras do vertical como inverts, boneless, bean plants e acids drops em guias, calçadas, bancos de praça, etc. Já para os aéreos o lance era construir as jump ramps. Os ollies ainda não eram utilizados, até porque não se tinha o domínio da “técnica”. Foi nesse contexto que se começou a despertar o interesse dos skatistas de Natal pelo street skate.

foto 11 (1) - Cópia

O colégio Marista foi local de boas sessions no final dos 80, quando o então aluno Franklin Medeiros conseguia os “tickets”. Paulo playboy Costa em um 180 Ollie Crail Into Tail na quadra de esportes.1989

 

Foto165 (1) - Cópia

O pernambucano Marcelo Agra estava sempre em Natal pras sessões. O motivo era porque existiam pouquíssimos skatistas de rua no Nordeste. Na foto,  em uma etapa do circuito Norteriograndense em Natal, em frente ao Palácio dos Esportes, Magra executa um Back Side 360 na Jump. 1989.

Em seguida os skatistas começaram a fazer sessions na quadra do Aero Clube (onde anos depois, no século 21, viria a ser o New Skatepark) e também pelas ruas da cidade, onde a sessions começavam sempre no Aero e seguiam pelas ruas até o centro da cidade e/ou bairro Alecrim, principalmente. Não existem registros fotográficos dessa época, pelo motivo das máquinas fotográficas não serem tão acessíveis e principalmente por que a coisa era bastante descontraída, pois “os caras” eram “verticaleiros” e andar de skate na rua era somente um “algo a mais”. Não havia uma cena street skate ainda.

Foto155 (1) - Cópia

Um dos spots históricos do street skate potiguar foi o condomínio Parque das Serras, no bairro Morro Branco. Na foto a lenda Alberto Tibúrcio.

Foto182 (1) - Cópia

O baiano Lourival Primitivo foi um dos maiores skatistas de vertical dos anos 1980, porém, também não se negava a uma session de street skate. Wall Ride Fakie gigante no Batman de Street Skate na quadra do Aero Clube em Natal.1989

Parte 2: O surgimento da cena street.

veteranskater-1


Comentários

ent.getElementById('fb-root').appendChild(e); }());