Repost: Ilzeli Confessor 50

30-11-2016

por paulo costa/veteranskater

fotos arquivo pessoal

“Quando eu tiver setenta anos/ então vai acabar esta minha adolescência/ vou largar da vida louca/ e terminar minha livre docência/ vou fazer o que meu pai quer começar a vida com passo perfeito/ vou fazer o que minha mãe deseja/ aproveitar as oportunidades de virar um pilar da sociedade/ e terminar meu curso de direito/ então ver tudo em sã consciência/ quando acabar esta adolescência…”

 

digitalizar0001

digitalizar0001-2

anigas-095

2009_dez_ilzeli-015

dscf6554

O trecho do sucesso dos anos 1980 acima citado é sempre cantado por este senhor skatista (o trocadilho ta valendo), que hoje completa 50 primaveras, e como quase não se vê gente fazendo 50 anos dando back side airs de mais de um metro em mini rampas, isso é um grande diferencial.

Do adolescente que persuadiu os irmãos e uma irmã a preferirem um skate de presente (comunitário) de Natal, até chegar ao apaixonado pai de família de 50 anos (Ainda adolescente), muitas águas rolaram, ou melhor, muita Madeira, Uretano e Alumínio foram consumidos!

O Potiguar Ilzeli Confessor do Nascimento, Ilzeli de Natal, Zeli ou Cabeça de Ovo, após persuadir os irmãos, ainda no Piauí onde morava, como citado acima, volta a morar em Natal ainda nos anos 1970, e continua com a mesma “mania” de skate que tinha adquirido e se entrosa com o pequeno grupo de skatistas que existe na cidade e continua a evoluir.

digitalizar0006

O final da Via Costeira em Natal já foi um spot do skate muito frequentado no final dos 1970.

foto0001-2

Pista do Parque Solon de Lucena, a Pista Podre. João Pessoa/PB. 80’s

digitalizar0003

Half da Drops. Recife/PE

Com a alta do skate em meados dos anos 1980, Ilzeli passa a ser o skatista nordestino que envia e trás as novidades do sudeste do país, como os primeiros shapes Urgh! então recém lançados, dando inicío ai a sua carreira de representante e paralelamente incia a sua própria marca de proteção, a Pogo Protection.

digitalizar0003-2

Em algum lugar do Norte/Nordeste como representante comercial. 1987

foto0001-4

Mostruário da Egg Head Skate Representações

Como fruto dessa empreitada, conhece fabricantes de outras marcas da época como Blockhead, Narina e Maha e começa a representá-las oficialmente com a Egg Head Skate Representações.

Com o bom desempenho no ramo, o trabalho como professor de Matemática do ensino médio que exercia já não estava sendo mais conciliável. “Rapaz, você não gosta de skate, vá ganhar dinheiro com skate” era o conselho do seu pai, Sr. Elias Porfírio. Seguindo o conselho do pai, Ilzeli passa a dedicar seu tempo a Representar as marcas (Chegou a 20 das principais), Andar de skate e organizar campeonatos na região Norte e Nordeste do país.

digitalizar0004-2

Cirduito ASKN. Natal…

digitalizar0005

digitalizar0003-3

…Circuito maranhense…

digitalizar0006-3

…Circuito sergipano.

 

digitalizar0006-2

Em Fortaleza com Edu Monga, Tercilio Albano, Carlinhos Mourão. Construção do Half Pipe da Drop Lip. 1987

digitalizar0002

Half da Drop Lip

Fazer o que gostava, tirar disso o sustento e fazer a máquina do skate desenvolver na região. Este último um dos grandes méritos de Ilzeli Confessor.

Com apoio e orientação das marcas, Ilzeli passa a realizar eventos pelas cidades onde passa, assim como, indicar talentos das regiões Norte e Nordeste para as marcas apoiar ou patrocinar, período em que houve um grande desenvolvimento do skate nestas regiões, onde seu ponto alto foi a realização do Circuito ASKN (Associação de Skate Norte Rio-grandense) de Street e Vertical onde a organização e a excelente premiação atraia skatistas do Norte/Nordeste para Natal por aproximadamente quatro anos, fazendo da cidade um forte polo do skate destas regiões.

Com essas realizações, Ilzeli é a referência do skate no “lado de cima do Brasil” e nessa fase, conhece Eliedre Freire que passa a ser sua companheira “pra o que der e vier”.

ogaaabsb21putqkg5ea1olacw7lhnozysdut6ezqwm3mamt_fhqiufycfm6lk86avsl5sdxvpscq9musk4zlr-calp4am1t1umbehoawfgql2eekkjimoyoc8na8

ogaaac6r_dtugbdhnpz2j57vrpmjhfkd_w2l_nd7qi9tyqtof7sm0-ugp-gxse7_wyrinfsilod_8_8kazj4eoa1ykuam1t1umvw7gsraq_xqkfpyvq8id90eop3

Zeli’s Family

Com a baixa e a falência do skate no Brasil como indústria, Ilzeli consegue ainda segurar até 1994 os trabalhos com skate tocando a Egg Head Skate Shop, porém, no ano seguinte decide vislumbrar seu futuro em outro ramo, caminho seguido por vários Brasil afora que tinham no seu estilo de vida, mas também, seu sustento.

digitalizar0005-2

Egg Head Skate Shop em sua casa.

foto54

Fase sem skateboard

1994 a 2004 foi um hiato na vida do skatista Ilzeli Confessor. Raras aparições em confraternizações, sempre alegando excesso de trabalho na granja onde tinha um negócio, tempo apertado, família e etc, etc…Parecia que tudo tinha ficado em um tempo distante no passado.

digitalizar0006

Em 2004 uma grata surpresa: “Paulo, é Zeli. Tô ligando pra dizer que estou livre pro skate. Quando for fazer uma session, de um toque, agora, estou sem equipamento, só tenho o skate”. Na mesma hora ofereci todo meu equipamento e um par tênis!

Desse ano para cá temos a grata presença do cinquentão Cabeça de Ovo nas sessions. A idade só tem feito um skatista cada vez melhor, sempre buscando evolução e puxando o nível. Um exemplo a ser seguido como skatista. Continua apoiando outros, chegando a ter um skate reserva pra emprestar a estranhos que chegam às sessions sem skate. Sempre disposto a participar e organizar competições, tudo isso pelo simples prazer de ver o skate crescendo.

Zeli meu irmão, receba isso como uma pequena homenagem não só minha, mas de toda comunidade do skate Natalense a você e sua dedicação ao Skate.

imagem-199

Lacerda’s 2010

fts-dvs-084

Esperança 2010

Abaixo algumas mensagens deixadas de amigos à época.

 

Franklin Roosevelt

lembro-me como se fosse hoje, quando cheguei em natal, vindo de Recife (1988), e Ilzeli foi muito receptivo comigo se tornando o meu primeiro amigo em Natal. Ilzeli é um grande ser humano, íntegro e um grande skatista!! Abração do seu amigo Franklin!

Guto Jimenez disse…

Ícone do skate nordestino, camarada das antigas, carismático, excelente homem de família, parceiro de todas as horas, militante e amante do skate, hospitaleiro, gentil, mestre nas escolas e na vida, dono de uma boa conversa e apreciador de uma bela peixada… Quando fizeram o “Cabeça de Ovo”, com certeza jogaram a fôrma fora! TODAS as homenagens são merecidas pra honrar um dos grandes realizadores do skate brazuca em todos os tempos. Muitos não fizeram em 500 anos o q Ilzeli fez em 50, e continuará a fazer nos 60, 70, 80… EGG-HEAD 5.0 = VIVA ILZELI!!!

Paulo Negão

Com licença, o senhor é esse Ilzeli Confesor que está na revista ? Ai você respondeu; sim, sou eu mesmo! Cara essa foi a maior surpresa de um iniciante no skate ainda + vindo de meu professor de matemática. Uma grande abraço, meu amigo!!! É muito bom ter você como meu amigo e irmão de Skate. Valeu meu brother!!!!

Costeleta

Nos anos 80 era: ei Ilzeli, dá um Canyon aí! Agora é: ei Ilzeli dá um sorriso aí! rssss. Sem brincadeira, homenagem mais que merecida a o maior ícone do skate Natalense, um grande abraço e que Deus nos presentei com sua presença nas sessions por muitos e muitos anos. Abração Mestre!

Paula Confessor

Esse é o Tio Lili!!! Meu Tio Lili! Meu orgulho!!

Franklin

Um dia eu e Zelí íamos andar de skate e ele disse: tenho de me cuidar, já tô com 30 anos! Nooossa, isso já faz 20 anos! o tempo não pára! Ilzeli com 50 anos não oxidou! rsrs

Ninho

O skate de Natal deve e agradece a esse japinha das fotos, hoje mais novo. VALEUUUU ILZELY PARABÉNS E QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.

Raul disse…

Inspirador, ilzeli eh um exemplo pra todo mundo que tem vontade de andar de skate por toda a vida!!!

Ney Brito disse…

Parabéns Ilzeli, muitos e muitos mais anos de vida e skate para voce!!!!!

 

 

Ps.: Postagem realizada em 11 de Novembro de 2010

veteranskater-1


Comentários

ent.getElementById('fb-root').appendChild(e); }());