Entrevista: Paulo Kosteleta

01-04-2009


“Ei, ei! Eu tô devendo alguma coisa ai? Kosteleta (ou será barba papa?)Pouco antes da volta pro skate.

Se você não conhecer esse sujeito e o vir em plena atividade profissional, você pode achar que Paulo Eduardo Raposo se trata de uma pessoa “enquadrada”…Um moralista. Porém, se poder conviver com Paulo costeleta, verá que sua primeira impressão sobre esse gozador estava equivocada.
Amante de temas antigos sobre motos, assim como Beatles, doo woop, carros e etc, no skate seu assunto preferido não podia ser outro se não o old school skate, peças reeditadas, old skaters, pools e tudo o mais que faz parte do tema.
Nesta entrevista, pegamos o cara pra falar um pouco sobre sua história no carrinho, paixões e rodas de skate.

Ps: Suas manobras preferidas são front side indy air e style fish.(Calma Kostelas!)

E ai Paulo, quanto tempo já de skate?
Não muito! Comecei em 1986 e parei no início de 1991, voltei em 2001, mas por falta de ter com quem andar (o meu nêgo é testemunha, kkk) parei de novo e só retornei em 2006 quando toda a velharia se reuniu para andar junto, e estou na fuleiragem até hoje.

Raridade! Hosoi rockes originals
E como começou esse lado de pesquisa sobre skate, cultura do meio?
Passei muitos anos longe do skate, e quando voltei a andar em 2001 senti a necessidade de me inteirar e ver como andava o mundo do skate nestes novos tempos. E quando comecei a bisbilhotar na net vi que tinha tudo que eu precisava saber a respeito do skate de hoje e de ontem, daí não parei até hoje.

Uma pequena coleção…
É uma coisa só com skate ou você gosta de se aprofundar nos assuntos que te interessam?
Não é bem só com o skate, é claro que ele esta em primeiro lugar, mas além dele tenho duas grandes paixões que é a música e as motocicletas.
Os dicípulos de pai Mei Kusteleticu e Kabçadeovuku preparados pra o ataque ninja!
Nós sabemos que poderíamos falar de vários assuntos relacionados ao skate, mas, vamos nos ater as rodas. É o que mais te interessa?
Muitos dizem que o shape é a alma do skate, tudo bem ! eu também acho.
Mas a roda é o elemento definitivo quando se trata de ir para outro nível, já pensou um shape e uns trucks bons e umas rodas ruins, aonde eles iam te levar sem velocidade, agora inverta o quadro e veja que no fim tudo se resume a velocidade, por isso eu tenho uma verdadeira paixão em relação às rodas, são elas que fazem tudo acontecer.
1° model spitfire
QUE TIPO DE RODA VC USA E QUAL É A SUA RODA PREFERIDA?
Rodas côncavas e de preferência largas, já o tamanho tem que ser sempre de 57 mm até 66 mm.
Adoro todas as rodas da santa cruz (OLD), com destaque para as Bullet Oj2 Rockets e Big balls.

Conferindo a mini de Ceará Mirim-RN
Com relação a dureza das rodas. Como são as variações?
Se for falar de variações em termos de dureza, fica difícil te dar um parecer hoje tem muitas classificações variando das já conhecidas, a mais macia 74A até 97A que eram o máximo de dureza que tínhamos dos anos 70 e 80, na década de 90 inventaram outras durezas como a 98A e 99A e uma nova classificação chamada de shore D, sendo esta classificação de uma roda mais dura. A partir de 2000 até surgiram as durezas 100 e 101ª. A marca Powell também lançou no mercado algumas rodas de classificação S.P. F 103A, D.T.F 95ª) e S.T.F(100A) que significa; Park formula, Ditch formula e street formula respectivamente, própria para andar no cimento, alguns curiosos dizem que esta fórmula é baseada nas rodas de dureza 103ª, porém, fica a dúvida, pois só existe a nomenclatura e não a dureza. Para fechar a nota, a santa cruz colou a pouco no mercado as rodas oj3 de modelos screwdrivers e oj3 speedjuice com uma dureza 82B, até agora nunca vista , então se tratando de variações de dureza hoje é quase impossível especificar.
Cheea Hakett slash
No passado a regra eram as rodas com laterais côncavas, o que protegia os grafismos das rodas, hoje via de regra elas são convexas. A que se deve
isso?

Em primeiro lugar o cara que pensa que as rodas só podem ser convexas, para mim ele não passa de um Mané, pois antigamente existiam rodas que eram totalmente flat na parte de trás e assim mesmo os caras detonavam, estou me referindo ao bowlriding e ao poolriding. A desculpa foi a evolução, que para mim não passava de modismo escroto dos gringos…De certo modo concordo que as rodas convexas facilitam um pouco mais na saída do cooping, mas para quem realmente anda de skate isto não faz muita diferença, pois a prova esta aí para quem quiser ver, várias marcas de rodas estão desde 2005 botando rodas com os cortes côncavos e com gráficos que remetem a década de 80.
Sendo assim para mim sempre foi modismo, pois este detalhe de bordas arredondadas acredito não influenciar tanto. E sem falar que deixa o skate totalmente sem personalidade.
Nos tivemos no passado um grande riqueza com relação a cores das rodas, o q tem voltado de um tempo pra cá. Tivemos também um período em que em sua maioria, as rodas eram de cor natural do poliuretano. Você acha que é um Lance de mercado (Tendência) ou de época mesmo?
Sobre as cores volto a bater nas mesmas teclas do modismo, me lembram que as rodas dos anos 70, muitas delas eram translúcidas (transparentes) e no início dos anos 80, tudo foi mudado, as rodas passaram a ter cores fortes como o Pink, amarelo, verde, azul, laranja e vermelho. E algumas chegavam a mesclar as cores que era o caso das sims B52 gringa, que logo na seqüência foram copiadas pelas rodas narina nacionais. Resumindo, era muito difícil ver uma roda de cor natural (branca) nesta época onde o colorido ditava as regras não só nas rodas, mas isto também se refletia nas roupas dos skaters, quem se lembra do Mark “Gator” Rogowski e do Christian Hosoi sabe do que estou falando. Nos anos 90 quando o skateboard perdeu a sua personalidade com a “evolução” do shape picolé e das rodas convexas tudo ficou igual e as empresas acharam por bem padronizar as cores de roda. Todo mundo só faz roda branco (natural) e pronto! Os próprios caras que se beneficiaram de todo aquele colorido bateram o pé e renegaram o estilo e a escola de onde eles vieram, mas como bons negociantes e oportunistas que muitos deles são, voltaram a fabricar rodas coloridas e reeditadas com as mesmas cores que eles faziam questão de renegar até a alguns anos atrás, aproveitando o novo boom relacionado ao oldschoolskate que anda em alta no mundo todo.
Oj Sreet Razor
Sobre os gráficos estilosos e detalhistas do passado? Hoje você tem visto
Valorização da arte nas rodas?

Até seis anos atrás era tudo uma merda só! O skate nunca esteve tão pobre em relação a gráficos. Era tudo igual, não existia identidade nenhuma se tratando de rodas e também posso estender isto ao shape, no Brasil principalmente, tem um bando de caras que se dizem “artistas” e na verdade são só mais uma pá de escrotos que estão querendo se dar bem.
Hoje dificilmente vamos achar caras como o Billy Argel, que realmente fazia arte para ninguém botar defeito! Voltando para as rodas, temos os bons exemplos do veterano e melhor de todos! O mestre Jim Phillips (responsável pelos gráficos mais famosos da santa cruz skates como oj2 Hosoi Rockets, Bullet e todos os gráficos de shapes da marca na década de 80), que voltou a nos presentear com sua arte nas rodas da pocket pistols e nas novas hosoi rockets, e também nos shapes das duas marcas citadas. O John lucero também tá mandando bem na linha emergency da Black label, o David hackett e o saladino (Doug Saladino, old school skater) com as rodas deathbox e cheetah wheels, caras como o wes humpston da bulldog skates e o David shitbird com as rodas speedlab. Estes sim estão fazendo a diferença e dando a devida importância que é merecida as rodas de skate.
A indústria tem feitos grandes relançamentos lá fora.Como é a
Valorização, o comércio destes produtos?

Para mim foi a maior sacada que os gringos tiveram nestes últimos tempos em relação ao comércio de peças de skate. Falei com o Álvaro porque? a uns tempos atrás e ele me falou que lá na gringa só se ver a turma andando com reedições. Lógico que a maioria são os caras que viveram a época e sabem dar o devido valor que eles tem, tem neguinho juntando dinheiro de rodo com este novo filão do mercado! É só olhar no site da Powell peralta que vc vai ver um trilhão de shapes e rodas reeditadas, não diferentes, a santa cruz, a Gordon & Smith, vision e até a UFO(rodas muito famosas dos anos 70). Resumindo: Um negócio muito lucrativo e ainda novo que esta arrebatando o mundo e vindo para ficar, pena que as nossas marcas antigas que tinham o verdadeiro feeling do skate como a Lifestyle e a Kaos continuam ignorando esta verdade do skate, mas pelo menos soube que o não menos visionário Jorge kuge estará reeditando alguns models da nossa querida Urgh ! Resta só torcer para que realmente seja verdade.

Decoração do Kosteleta roon
Como está hoje o item roda de skate? Existe um grande avanço no que diz respeito a qualidade (ganho em velocidade, evolução da matéria prima) ou pouca coisa mudou?
Acredito que pouca coisa mudou nos anos 80 o Jason jessee e o Hosoi já davam aéreos de mais de três metros de altura. Naquele tempo a roda já tinha atingido o Maximo de desempenho que era sonhado existir, e hoje não é diferente! Em uma das últimas sessões que fizemos eu estava usando uma Bullet 60 mm 95A de 1988, você deu uma volta no meu skate e comentou que isto sim que era uma roda de verdade devido a velocidade que ela imprimia na rampa e é por quê você estava usando o mais novo lançamento da santa cruz, as oj3 pure juice de 58 mm, e andou numas rodas de 20 anos atrás e fez este comentário. O quê mais posso dizer?
Roda tem vida útil?
Isto é muito relativo, depende do seu estilo e da dureza que você usa, e como você usa. Se você for um cara como o Oscar (bolo), que adora dar slides, tem de ser rodas de 99A acima para poder segurar a onda, e se for um cara como o Ilzeli que usa as mesmas Bullet 63 mm 95A desde 1990 e não dá um slide nem para a mãe dele ver, aí dura a vida toda (KKKK).
Ratbones
E o produto nacional, como você avalia?
Em relação à shapes estamos no caminho certo, mas quando se trata de rodas só posso dar meu parecer em prol das rodas MOSKA, pois é a única que pode competir pau-a-pau com as gringas, e a cada ano que passam elas vem se esmerando mais e mais em relação à qualidade, as outras, prefiro não comentarrrr. Hehehe…
SOBRE ESTAS RODAS RE-ISSUES ( Reedições), SÃO IGUAIS AS ANTIGAS OU TEM ALGUMA DIFERENÇA?
Se for falar em visual e corte, não tem diferença alguma.
Mas quando chega a questão desempenho, aí a historia é outra.
Vamos pegar como exemplo as rodas da Powell peralta. Me lembro que nos anos 80 eram rodas bem velozes e com durezas bem definidas, já as reedições que tive o desgosto de usar, são péssimas não tem velocidade e a dureza que apresenta nos gráficos não correspondem às antigas, isto se tratando das G-Bones, Rat Bones e Mini Cubics, já as Rat Bonés, que saíram com a P.F(park formula) essa sim, dá gosto de andar, mas só porque a formula é rica e nova, já a santa cruz fez bonito pelo menos com as Team Rider e as Bullets, usei as duas e não vi diferença das antigas, é um ótimo investimento para quem quer estilo e velocidade.
Já as outras reedições como as Yo-yo, Ufo, Cadillacs, Alligator entre outras não posso dar o meu parecer, pois não cheguei a usá-las, mas espero que os gringos se manquem e ofereçam produtos de qualidade na hora de fabricar as rodas e os outros equipamentos reeditados e não sigam o exemplo da Powell que começou com um propósito de trazer a historia do skate de volta e acabou crescendo os olhos sem se importar com a qualidade. Não é a toa que hoje no Ebay vc acha com facilidade rodas Powell peralta reissues por míseros 20 dólares e ninguém quer.
As históricas Bullet 66
QUAIS AS RODAS QUE FIZERAM MAIS SUCESSO ENTRE OS SKATERS DA DÉCADA DE 70 E 80, E QUAL A RODA MAIS VENDIDA DE TODOS OS TEMPOS?
Êpa essa é difícil, mas vamos lá!
Nos anos 70 o quê posso citar são as GYRO, SIMS PURE JUICE,SIMS SNAKE, UFO, KRIPTONICS, SANTA CRUZ OJ ROAD RIDER,POWERFLEX, ALVA, CADILLACS, BENNET ALLIGATOR, G&S YO-YO, e a SANTA CRUZ BLACKHART, que foi a primeira roda de skate a ser assinada por um skatista, o Rick Black Hart o mesmo que desenvolveu o modelo do primeiro truck da marca Independent.
Já nos anos 80, as que reinaram absolutas foram as:,T-BONES,G-BONES,RATBONES,CROSS BONES,BULLET 66MM E 60MM,SLIMEBALLS,BIGBALLS,OJ2 VERT,OJ2 STREET,OJ2 TEAMRIDER,OJ2 HOSOI ROCKETS,OJ2 STREET RAZOR,VISION PROTONS,VISION HURRICANE,VISION SHREDDER,A1 SEX MEATS,H-STREET REVOLUTION,ALVA HARDCORE,ALVA SPEEDSKINS.
Mas a roda de maior sucesso de vendas até hoje se chama SANTA CRUZ SPEED WHEELS modelo BULLET 66 mm, 63 mm, 60 mm.
Ufa!
Obs.: Steve Alba (salba) fez o design e batizou a roda Bullet!
QUAL O SEU PRIMEIRO SKATE, E QUAL O SEU SKATE DE HOJE?
O primeiro foi um Bandeirante, seguido de um skate gringo de marca Grentec GT. O de hoje vc quer dizer da última seção ou o de hoje mesmo? (rsrs). Deck Anti Hero 9×32,5 +Indy 169mm+ reds+ Oj2 team rider 61mm 95a.

Só micharia…
QUAIS OS SEUS SKATISTAS PREFERIDOS?
Gringos: Christian Hosoi, Steve e Micke Alba, Jason Jessee, Duane Peters, Mark “Gator” Rogowski, Jeff Grosso e todo o Team da Alva Posse em 1990.
Brasileiros: Ilzeli Confessor (My Master, úúúííáá), Jessé Monstro, Oscar Bolo (este nunca desiste!). Tercilio Albano, Paulo Negão, Franklin Roosevelt e um milandrão safado chamado Paulo Playboy. Ainda tem uns tais chamados Mauro Mureta, Álvaro porquê? e James Bigo.
SABENDO DA SUA PAIXÃO PELO OLDSCHOOL SKATE STYLE TEM ALGUMA COISA DO SEU PONTO DE VISTA QUE VC DESEJA COMENTAR?
Tenho sim! Á algum tempo atrás, eu li um comentário do Daniel Kim em uma revista de skate que ele falava que tinha neguinho que “nunca andou na wave park’ e agora com a ascensão do oldschool skate tava falando que já tinha andado lá, e que também era oldschool skater, mas ele (Kim) não os considerava oldschool de verdade, pois os verdadeiros eram caras como o Bruno Brown, Álvaro porquê?, Jun Hashimoto e etc…
Tudo bem estes fizeram a diferença e também concordo com o Kim em não aceitar a mentira dos supostos “old”, mas vamos dar um desconto a esta turma! Se os caras “andaram ou não na wave park” isto não importa, pois o que importa é a reverencia que eles fazem a wavepark, tudo que aconteceu lá e a época que, independente deles terem andando lá, eles fizeram parte, estão no skate até hoje e por isso são de fato old schools. Não é preciso ter sido uma “estrela” do skate no passado. Se eles batem no peito e se dizem old school e tem skate na veia até hoje, temos que respeitá-los, pois isto é uma forma de identificação que eles têm com os bons momentos sobre o skate sendo na wave ou em qualquer outro lugar do Brasil! Não sei se o Kim já andou na wave, mas independente disto eu o considero oldschool, mesmo sabendo que ele usa deck picolé e rodinhas pequenas e é um cara que arrepia em tudo que é terreno, coisa que muitos “old” não fazem, mas, ainda assim, isto não é o que conta, mas sim o sentimento e a identificação que se tem com a história comportamento e estilo. Eu só tenho 34 anos e comecei a andar de skate no meio dos anos 80, sou órfão do bowl do aero clube, uma das pistas mais antigas e casca que já andei e que vi pro skater de Sampa, chegar aqui e amarelar e nem por isto eu desconsidero os outros skaters (da época), que nunca deram um drop no bowlzão. Mas para mim eles são tão “old” quanto eu e quanto a caras como Ilzeli confessor, Jessé monstro, Tercilio Albano, Oscar Bolo e o mais punk de todos o Alexandre gato. Costumo ver fotos do Kim usando skates da atualidade e o usando muito bem, diga-se de passagem, tenho grande admiração e respeito a ele como skatista, mas acredito que o seu ponto de vista esteja um pouco equivocado em relação a classificações de estilos e sentimentos. Espero que ele se lembre que no fim tudo se resume a uma paixão em comum que nós temos sendo “Old” ou não.
Skate para sempre brother Kim!
De bandeija. Vai?!?!
TEM ALGUM AGRADECIMENTO?
Hora Mas é claaaro!!!
Em primeiro lugar aos meus pais Oscar e Conceição Raposo que sempre me apoiaram em relação ao skate e em todos os meus projetos de vida, a minha esposa Heliane Raposo que hoje é a minha maior incentivadora e o meu irmão Osmar Raposo, que foi o primeiro cara que eu vi em cima de um skate, também os meus parceiro no crime Ronaldo “PUNK FOR LIFE”, Cassiano Alves o Ratão e Carlos Alberto “DUDE FOR LIFE” Sanches o Betão dois amigos queridos e super importantes que ganhei em 2007.
E a os meus amados irmãos do skate, Paulo playboy, Paulo negão, Tercilio Albano (Este homem é uma Nóia!), Zé Mario (Acorda Soneka!), Oscar Bolo (Este é o Toddynho, meu companheiro de aventura!) e ao meu indefectível mestre e também discípulo nº 1 de pai Mei Ilzeli Confessor (UUUIIIIIIÁÁÁÁÁ!).
SKATE RULES!

LINKS SUGERIDOS PELO COSTELETA
WWW.OLDSCHOOLSKATERS.NET
WWW.STRANGE-HOUSE.NET
WWW.HOSOISKATES.COM
WWW.CONCRETEDISCIPLES.COM
WWW.BOWLRIDER.COM
WWW.SALBALAND.COM
WWW.SOCALSKATESHOP.COM
WWW.RATTRAPSKT.COM


Comentários

ent.getElementById('fb-root').appendChild(e); }());