ENTREVISTA: EDUARDO YNDYO

22-03-2009

oo

Ele é da primeira geração do skate em Guaratingueta(SP) e foi um dos responsáveis pela estruturação do esporte por lá. Com os amigos da época batalhou pela construção do bowl e do banks do Itaguará Country Clube que marcou os anos 1980 com os memoráveis campeonatos brasileiros que aconteceram, onde ele também estava lá como organizador e competidor.
Aos 46 anos, Yndyo continua com a mesma fome de skate nas sessions, a frente do setor de skate do ICC, pelo qual é responsável e no seu excelente blog SKATECURIOSIDADES (www.skatecuriosidades.com), onde disponibiliza na rede informações tiradas do seu imenso acervo de skate.

Por Paulo Costa. Fotos: Arquivo pessoal Yndyo

E ai Yndyo, como foi o começo da sua história com o skate?
R – foi no final de 1974, tinha 12 anos… Um amigo ganhou skate (nem lembro a marca) da tia na volta de uma viagem pelo EUA. O cara levou a novidade para a galera da rua, no início a gente andava sentado, só dias depois tomamos coragem de ficar de pé…
Seu irmão Nando, começou junto?
Nando começou logo em seguida. Ele era bem menor e minha mãe tinha medo dele ser muito novinho… Depois virou Companheirão de session.

FS sweeper. vert in roça. by shin shikuma
Quais os os skaters da época? Tem uma galera ainda andando hoje?
Eram muitos!!! Mas atualmente, da galera de 70/80 só Nando, Jr Machado e eu.
Ainda lembra qual foi seu primeiro skate?
Lembro Sim!!! – Um skate Benrose Nacional de Deck de acrílico e rodas de plástico Duro que ganhei de aniversário de uma tia.
ANOS 1970
Vc fez contato com o pessoal de são Paulo logo no início?
Por volta de 78 meu pai me levava na Wave Park (Primeiro grande skate park Brasileiro), ficava maravilhado de ver os Melhores andando nas curvas e transição da pista Wave park e acabei por fazer alguns amigos por lá.
Quando ia pra SP você sempre andava na wave park? Em que outros picos da época andava?
Participei de algumas sessions… Mais ficava vendo os caras como Jun Hashimoto ,Kao Tai, Bruno Brow, Formiga e outros… Os caras andavam muito, eram os melhores!! Andei também na Franete skate park e em Jacarepaguá RJ. Depois em 1981 conheci a wave cat (Skate park que veio logo aos a extinção da Wave park). Lá o nível era outro. Os “caras” andavam muito em um bolw cabuloso.

SLOB ONE FOOTED.BANKS DO ITAGUARÁ. ANOS 1980
Alguma história que te marcou…
Lembro do Osmar Fossa (ícone do skate dos anos 1970/1980. Hoje proprietário da marca Krânio) com seu tênis amarrado com arame dando um Rock slide gigantesco… Nunca vou esquecer!! Fiquei maravilhado com a manobra e quando voltei para Itaguará queria aprender de qualquer jeito… As duras penas aprendi! Treinei muito… E anos depois em um campeonato de Rock slide mais longo, eu tava competindo, e o Omar fossa assistindo (ele não andava mais), então eu dei um rock slide gigante e quando sai do Bowl eu me dirigi a ele e disse: Esta manobra foi inspirada “naquela” que vc a anos atrás mandava na Wave cat….Valeu! Ele sorriu… Foi um momento legal!!!
Você teve alguma “culpa” na construção do Banks do itaguara c. clube?
Culpa!! Acho que toda!! rsrsrs. Primeiro foi o Bowl (1981). Com muito custo e conversa nós skaters conseguimos com que o conselho deliberativo do Itaguará acreditasse em um Bando de skatistas e aprovassem o projeto e o orçamento CARO. Deu certo e 90 dias depois o Bowl do itaguara tava pronto! Foi um marco para história do skate, pois em 1981 a maioria das pistas brasileiras estavam fechadas ou sendo pouco usadas (skate tava em baixa total) e nós do interior, em Guaratinguetá, inaugurando uma. Sempre gosto de dizer : NÓS SKATERS DE GUARATINGUETÁ SÓ QUERÍAMOS UMA PISTA DE CONCRETO! Nunca iríamos imaginar que a nossa pista fosse mudar o panorama do skate. Como Guará fica no meio do eixo SP/RJ e muitos skaters estavam “orfãos” de pista, então o Bowl do itaguará virou ponto de encontro. Um ano depois, em 1982, fizemos o primeiro campeonato brasileiro do itaguará. O sucesso foi tanto que em 1983 conseguimos, com a aprovação bem mais fácil que a do Bowl, que fizessem o Banks, que acabou sendo um dos melhores do Brasil e do mundo!

Guará foi muito visitada pelo Hosoi?. Como rolavam essas sessions extra-oficiais?
Rsrsrs!! Cara, na época era muito Crazy!!! Mas tem passagem legal. Em uma das demos aqui no Itaguara, Chistian Hosoi chegou justamente no dia de uma festa anual havaiana e ele que é descendente de havaiano, pirou!! Quando viu todas aquelas garotas lindas e muita gente bonita, fruta, música Brasileira… Me lembro dele totalmente abismado com tudo. Foi legal!!!! No dia seguinte Hosoi fez session com um colar de havaiano…uma homenagem a festa…rsrsr

TRANSFER. BY RAFAEL COELHO
O banks acabou fazendo mais sucesso que o bowl? Os vários anos de champs, visitantes ilustres do skate mundial e hoje com um dos mais tradicionais eventos do skate brasileiro…
Não! O bowl foi, em materia de eventos, bem mais importante porque as prova principal era relaizada lá. Era de lá que saia o Campeão Brasileiro da modalidade vertical. Não que as outras(banks,street,freestyle) fossem de menor importância, mas toda mídia se voltava para o vertical.
O Bowl do itaguará era passagem obrigatória dos gringos em tour pelo Brasil. Ás vezes falo para algums moleques streeteiros que o Tony Hawk andou em guaratinguetá e os caras não acreditam. rsrrsrs…Ai mostro as fotos. Hoje fazemos o OSSJ tradicionalmente todo ano. Este ano completa 10 anos e vamos fazer uma super festa, porém, é mais uma confraternização do que competição. Uma reunião dos ferrenhos competidores da década de 80!!
E a segunda geração de Guará? As “crias” do Itaguará C. Clube como kakinho e Gui Godói, Alê guará, Mauro macau, entre outros. Você viu esses caras nascerem pro skate, não é?
Sim, vi todos…Dei a mão para o Primeiro Drop. rsrsr….E incentivei muito. Viraram ótimos skaters! Pena que a vida nem sempre e o que a gente quer. Muitos pararam, mas, o Gui barbosa por exemplo, esta ai com o quadribanks do vert in roça, fazendo o que fiz ( e ainda faço), incentivando e passando um pouco da experiência para os mais novos.
Você fez parte da surper dog (Empresa que fazia a parte técnica de campeonatos de skate)?
Sim, só que entrei um pouco depois. Lembro-me do Jr Machado, que foi o fundador me dando a camiseta da equipe…. Foi momento legal e inesquecível!
Você competiu profissionalmente? Até quando?
Antes só havia Semi Profissional não se ganhava grana como hoje, só material. Fiquei com semi pro até 1985.

ENCARANDO A LADEIRA NO SLALON. BY DIDI NAGAO
Já chegou a se afastar do skate? Por quê?
Sim. Em algumas ocasiões curtas por estudo e trabalho, mas, o periodo mais punk foi no início de 90 quando fiquei inadimplente do clube itaguará e fiquei sem poder andar lá. Isto durou um ano, na época eram poucos os lugares e eu só andava em rampas particulares ..foi época difícil… Mas logo depois tudo voltou normal.
E esse acervo seu, com skates, revistas e diversos registros do skate. Fale um pouco disso.
Herdei da minha mãe, sempre guarda tudo! Como sempre gostei de skate, nunca me desfiz de nada então com o passar dos anos tudo foi se acumulando e virou um grande acervo (centenas de revistas, adesivos, peças skate, cartazes, documentos, jornais…nossa!! muita coisa). Me lembro que sempre que chegava em um campeonato, antes de fazer a inscrição eu ia procurar o cartaz para guardar… rsrsr
E o seu blog, o skatecuriosidades? Fale um pouco desse projeto. Confesso que fiquei pasmo com a quantidade e qualidade das informações.
De que adianta ter um super acervo se não mostrá-lo? Ficar lá guardado, anos e anos… Comecei escrevendo e mandando matérias para sites e blogs, então tive a idéia de criar o meu próprio. Dai nasceu o skatecuriosidade (um resgate da história do skate), e no primeiro mês tive quase 10 mil acessos!!
Sempre que sento para pesquisar e escrever sobre alguma matéria faço com entusiasmo e amor por saber que centenas de pessoas de alguma maneira vão ver e/ou ler e aprender…. Tem dia que minha cx postal está lotada! Principalmente por jovens que ficam abismados por descobrir as curiosidades e aprender sobre a história do skate. Isto é muito gratificante!!

PESQUISA CONSTANTE NO ACERVO PARA ALIMENTAR O BLOG E NOSSA CURIOSIDADE
E essa fase atual do skate? Valorização da história, uma galera old andando, muitos voltando, champs…
Acho legal esta valorização e incentivo. Este ano esta sendo criada a categoria Gran Legends para caras acima de 45 anos. Legal…
Você anda de skate com freqüência hj?
Quando da, todo Dia, ando no quadribanks do vert in roça (Pista particular em Guaratinguetá de propriedade de Gui Godói) e no banks do itaguará. Racho a session com os moleques que tem entre 13 a 18 anos (rsrsrs)… E ai de quem me Rabiar!! A molecada respeita… rsrsrs
Quando anda tenta novas tricks ou ta sossegado mantendo a base?
Cara, quando se passa dos 46 anos, fisiologicamente se envelhece então quando se machuca a recuperação é dolorida, lenta, demorada… Hoje a idéia é manter o básico (muita manobra de carving, fifty, slide, alguns aéreos e rock slides ) e deixar as ” manobras mirabolantes” para “molecada”.
Sei que vc tem muitos skates, mas, qual ou quais vc usa hoje?
Pistas – Deck 32/10 Dog Town modelo Jay Adans, Rodas G Bones 65 mm 97a, trucks Independent 159 stage 6.
Slalom – Deck Steve Olson, rodas zig zag slalom 80mm, 78a, truck Benett vector com rad pad angular.
Long Board – Deck selector nine 44 polegadas, Truck Gullwing side walk pivot duplo caver, roda sesmics 85mm 75a wave blaster.
Sempre to andando em um do três (rsrsr), mas no meu acervo tem mais de 30 skates! (rsrsrsr)

EM SUA SEGUNDA CASA. ITAGUARÁ COUNTRY CLUBE
Ao longo de todo esse tempo vc já viu vários grandes skaters.
Qual o seu top 10 brasileiro e gringo de todos os tempos?
Vou colocar os que eu vi andar!!!
10 brasileiros – Dinho, Kakinho, Gui Barbosa, Junae, Ari Jumonji, Ueda, Jun Hashimoto, Marcelo Neiva, Omar Fossa e Álvaro Porquê?
Gringo – C. Hosoi, Serguei Ventura, Mickei Alba, Lance Montain, Tony Hawlk, Niki Guerrero, Antony Gator, Ken park, Omar Hassam e Darrel Delgado.
Você também está na organização do OSSJ?
Não, o organizador é meu irmão Fernando Tassara. Sou diretor de skate do clube. Cuido das pistas e sou responsável por todo mundo que entra e anda lá.
Profissionalmente você trabalha em que área?
Sou Perito Ambiental. Trabalho para O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, O IBAMA. Atualmente trabalho na área de PRADE – Plano de recuperação de áreas degradadas.
E a família tá junto no skate?
Sou Casado a 23 anos com Sônia que sempre me apoiou e apóia (no último OSSJ 2008 ela tava lá torcendo…rsrs) tenho Felipe 22 anos que faz faculdade de Ciências da Computação e Mayara, 19 anos, que esta no final do curso de Medicina Veterinária. Apesar dos dois gostarem de skate nem um deles anda. Eu até que tentei…rsrsrsr

STYLE NO SPEED
Como você v o futuro do skate? Modalidades, mercado, o skateboard em sí…
Boa pergunta!!! Cara, skate virou negocio com muito interesse em volta. Vejo isto nos amadores. Um moleque pega um patrô como apoio, até ai tudo bem. Passa um tempo o moleque some ai você fala: E ai, porque não ta mais treinando? Então o moleque responde; “O patrô não tá mais mandando os as paradas. Vou esperar, quando chegar volto a treinar”. Foda!!! Puro interesse. O cara tem que gostar e andar… Não importa se com “patrô” ou não. Fico triste de ver que há só o interesse, pois, o skater “Sangue, suor e dor” com dedicação total ao skate, este está em extinção.Quanto as modalidades, no futuro o Half Pipe vai fazer parte de um Super Parque ( banks, street, vert… tudo junto) paredes com várias alturas e diferentes transições. Vai prevalecer o skater overall. A Volta de campeonatos em Bowls também ta previsto… Já é uma realidade, principalmente lá na gringa.
E pra finalizar Yndyo? Manda teu recado!
Agradecer a Deus, a meus pais que sempre acreditaram em mim, a minha esposa Sônia pela paciência das sessions até tarde, das viagens, dos machucados durante todos estes 23 anos, aos sempre amigos de sessions e a todos que acessam o skatecuriosidades.
Abraços a todos!
SKATE SEMPRE!!!!


Comentários

ent.getElementById('fb-root').appendChild(e); }());